Criolipólise funciona pelo princípio do congelamento da gordura localizada que provoca a morte celular do tecido adiposo e sua fragmentação em pequenas partículas, posteriormente fagocitadas e eliminadas pelo sistema linfático. O processo foi aplicado em mais de um milhão de pacientes e com 95% de satisfação, sendo inclusive considerado inofensivo para saúde após receber certificado de segurança europeu CE 0051, ISO 9001 e ISO 13485, um padrão de qualidade específico para equipamentos médicos.
O funcionamento da criolipólise depende também da correta avaliação física e do histórico clínico do paciente, condições que são avaliadas na consulta presencial antes do procedimento. Indivíduos no peso ideal mas insatisfeitos com seu contorno corporal em função da gordura localizada são os mais indicados para o tratamento. A criolipólise funciona menos satisfatoriamente em pacientens obesos ou que necessitem perder grande quantidade de peso. Para estes casos o médico indicará tratamentos alternativos na consulta presencial.
Se na avaliação o doutor indicar a criolipólise, o procedimento pode ser realizado no mesmo dia. O paciente é encaminhado para uma profissional fisioterapeuta devidamente registrada no CREFITO, que irá conduzir o tratamento. Em uma sala devidamente higienizada e dentro das condições ideiais para procedimentos estéticos exigidas pela Vigilância Sanitária, será feita a medição da dobra cutânea, que determinará a intensidade do frio e o tempo de tratamento para que a gordura possa ser congelada totalmente. A fisioterapeuta irá inserir os dados no painel touch screen do Cooltech, posicionar a ponteira e então dar início ao tratamento. O congelamento das células adiposas estimula o organismo a eliminar a gordura em excesso, mas a criolipólise funciona especialmente se houver a adoção de hábitos saudáveis, incluindo dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.
A gordura localizada pode ser retirada dos mais diferentes lugares do corpo, incluindo: queixo, peito, braços e flancos, além dos locais tradicionais como abdômen, quadril e coxas. A criolipólise funciona com duas ponteiras simultâneamente, acelerando o tratamento nas regiões simétricas do corpo, o que é especialmente útil para as mulheres, que tendem a acumular gordura na cintura.
No Brasil, a criolipólise funciona dentro das normas da agencia nacional de vigilância sanitária, o que reduz as chances de acidentes durante o tratamento. Apesar de ser um tratamento não invasivo, o frio produzido por aparelhos não aprovados pela Anvisa pode ocasionar queimaduras quando excessivo.